Há dez anos atrás, organizando alguns textos de meu pai, deparei-me com três volumes do arquivo pessoal de Eduardo Victorino no Brasil. Fiquei extremamente intrigada com aquela figura que jamais havia aparecido em nenhum livro sobre o teatro brasileiro. Meu pai contou-me a história dele, mostrou-me alguns volumes de textos dele vindos diretamente de Portugal.
"Apaixonei-me"! Imediatamente fiz meu projeto para a universidade onde completei meu mestrado e doutorado sobre a importância desse homem para a criação e afirmação do Teatro Nacional. Infelizmente meu projeto foi recusado, talvez porque ninguém conhecesse esse homem... Jurei que faria uma publicação e um estudo sobre esse português (sou bisneta de portugueses afinal) que se dedicou tanto ao nosso Teatro.
Aqui se inicia uma longa jornada através dos recortes de jornais com críticas e artigos compilados por ele mesmo, como se fazia em nossa profissão teatral. É a letra dele em páginas amareladas, porém bem conservadas, desde o início de sua temporada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde foi empresário.
Visto que a temporada iniciou-se em 1 de Outubro de 1912, gostaria de homenagear o centenário desse que foi um grande brasileiro.
O Instituto Osmar Rodrigues Cruz tem a honra de inaugurar esse Blog.
Com simplicidade e imensa alegria aqui está o Blog do Victorino!
Nenhum comentário:
Postar um comentário